Desejamos partimlhar para você algumas curiosidades sobre o surgimento da moda.
O que é a moda?
Amoda é uma forma de comunicação podendo demonstrar gostos musicais, pessoais e até o trabalho de determinada pessoa. Talvez por tal abrangência os autores não tenham uma definição unânime de moda, sem a intenção de fechar tal conceituação, é importante, neste momento construir o conceito de Direito e Moda.
Alem dessas mudanças periódicas é relevante ressaltar que a moda além de uma maneira de comunicação tem um caráter inovador, se reconstruindo periodicamente.
Surgimento da moda! A moda teve um princípio impecavel e as criações dos primeiros modelos começaram a ser confeccionados na idade média durante os séculos XI e XII não houve nenhuma alteração importante na moda têxtil, entretanto atualmente chegamos a ter seis coleções lançadas ao ano, indo além das quatro estações que normalmente pautavam as coleções. Essa progressão de inovações da moda têxtil, esta sendo incorporada a várias outras indústrias, por exemplo, a de veículos que renovam seus modelos cada vez com mais freqüência.
Séculos XI, XII e XIII
Éo período da evolução dos tecidos: surgem sedas, linhos, veludos, lãs e finas telas de linho (também chamadas de “bisso”). Isso sem falar nos tecidos da Síria e da Palestina, como a seda adamascada e a gaze.
Século XV
Foi a era da extravagância! Na época do Renascimento, a sociedade se tornou mais questionadora, ficando assim, mais curiosa também. Isso causou impactos culturais que acabaram por refletir no vestuário.
Século XVI
Acompanhando o esplendor do século anterior, neste período aparecem mais elementos nas vestimentas. As saias ficaram mais amplas e armadas, graças às anáguas, compostas de talagarça engomada e um aro de metal, localizadas nas barras das saias.
Século XIII
Seguindo as vestimentas volumosas criou-se a crinolina (que tem esse nome por ser feita de crina de cavalo), tipo de saia feita em tecido encorpado e engomado, com círculos de metal, que as deixava mais firmes e amplas.
Dá-se início a uma certa dose de ousadia: as saias ficam um pouco mais curtas, mostrando os tornozelos.
Após a Revolução Francesa e a Revolução Industrial, os aspectos políticos e econômicos deixaram os trajes mais enxutos. O lema da moda virou: quanto mãos simples, mais elegante! A partir desse momento, os espartilhos e as perucas abriram espaço para o estilo pastoril, com tecidos mais lisos e sem enfeites, em tons patrióticos tanto para os homens quanto para as mulheres.
Com o uso do espartilho acolchoado que se abria em grandes golas e rendas, as cinturas ficaram mais finas. Utilizava-se também as mangas bufantes até certa altura, que se ajustavam no punho, e possuíam babados.
Século XIX
Omercado têxtil ganhou força com o avanço da industrialização. É neste período que a máquina de costura se torna realmente eficiente e popular. Neste século, a moda apresentou diversas mudanças entre as décadas.
Estavam em alta os vestidos de cintura alta, cashmere indiano, algodão americano, gorros e chapéus, golas altas no estilo regência, sobrecasacas, babados e brilho. Depois foi a vez das mangas bufantes, decotes baixos e silhuetas em forma de sino. A crinolina e o espartilho do século anterior atingiram seu apogeu. Essa também foi a época da introdução do sutiã.
Para os homens, camisas brancas, coletes, culotes (tipo de “calção” mais justo), calças e botas.
As saias ficaram mais compridas e com longas caudas. Já os chapéus, com armaduras de linha e latão, viraram fantasias. Os vestidos passaram a ter a parte de cima separada da saia, gerando assim, os primeiros corpetes.
Século XX
Explosão de avanços: com a conquista do direito ao voto feminino, as estilistas mulheres também passam a ganhar mais destaque. Mesmo com a cintura bem marcada, neste século o corpete já não era tão justo. As blusas ficaram mais soltas e as saias em formato de sino. A transformação da moda se deu em ritmo acelerado.
Liberdade feminina: as saias pesadas deram lugar às saias leves e curtas (em formato “mini”) e a maquiagem ficou mais forte. Com a era do Rock and Roll, os óculos “gatinho”, os saltos altíssimos e os lenços começam a aparecer.
Para os homens, as roupas também foram simplificadas, com o uso do terno e, com o passar do tempo, maior liberdade ao adotar peças mais descontraídas. Nessa época, o estilo hippie aparece com força total, trazendo calças boca de sino, desfiadas, sapatos plataforma, cabelos longos para homens. O jeans e uma nova fibra chamada raiom são utilizadas em todas as ocasiões.
A posição política, o cinema e a música começam a influenciar a maneira de vestir, dando às pessoas, autonomia para criar um estilo próprio.
Século XXI
As transformações surgem a todo momento e a tecnologia muda as relações e as formas de consumo. Esse é o momento onde explodem as compras pela internet e a moda começa a ser muito mais relacionada ao estilo: as tendências ditam o modo das pessoas se vestirem, de acordo com o grupo em que se encaixam, como nos casos dos emos, geeks, indies e muito mais.
A procura pela estética perfeita começa a influenciar também as roupas, tornando-as mais sensuais, evidenciando mais as formas do corpo. A moda revive também tempos “nostálgicos”, com releituras de peças do passado e a valorização de técnicas artesanais.
.
Essas informações não foram últeis? deixe a sua opinião sobre os conhecimentos que você tem sobre a moda para que possas nos ajudar!
תגובות