Deixei de ver minha filha “Eva Natumba Eliseu”, quando ela tinha por apenas 6 meses de idade. A firmou o Dr. Eliseu Fadário Kapitango.
Dr. Eliseu Fadário Kapitango foi oficial superior das ex-forças armadas da UNITA Falas, atualmente reformado. Ele foi uma das grandes peças fundamental nos serviços das telecomunicações das forças armadas durante a primeira guerra cívil de Angola e comandou durante muito tempo nesse nesse cargo na região 45 que fazia parte da zona Estratégica-Militar sul de Angola. Eliseu Fadário Kapitango é filho de: Albertos Kapitango e de: Pedrosa Etóssi. Nascido aos 17 de Setembro de 1953 em Sapessi-Nharea-Andulo-Bié. Estado civil: Casado. A sua esposa Dr. Benita Jonatão, formou se na saude e trabalhou nessa função durante muitos anos na época da guerra civil fazndo asitência nos militares e chegou a patente de capitão das ex-forças armadas “Falas da UNITA”. Após a guerra trabalhou no hospital central do Huambo, centro de sude de Lufefena e hospital da paróquia que faz parte da mesma região do planalto central, atualmente reformada na saude e na vida militar.
Hoje viemos deste modo partilhar vos a emocionante história do ex-oficial da UNITA, o Dr. Eliseu F. Kapitano, que teve 9 rapazes com a sua primeira mulher, entre eles dois morreram no tempo de guerra e teve uma filha com a segunda mulher no total de dez filhos. Em 1993 separou-se com a segunda mulher, por causa de algumas circustâncias da instabilidade políticas ou militar e alguns problemas internos afectados no seio do relacionamento, quando a sua filha tinha por apenas 6 meses de idade.
Desde os anos 90 á 2000, a situação ficou mais caricata por causa da última guerra civil que Angola registou dos confrontos, entre a UNITA e o MPLA e isso contribui em cada vez mais adiando o reencontro de pai e filha. Após a guerra, ambos fizeram algumas intervenções de procura desde 2002 á 2010, mas lamentavelmente ninguém dos dois teve sucessos. Em 2015 as procuras intensificaram e como resultado o pai teve sinais positivos de que a sua filha está viva e mora com a sua mãe, em Kalandula Província de Malanje. Após receber essas notícias embora não eram tão concretas de maneira o esperado, mas isso incentivou a família, causando muita ansiedade e a esperança no pai de um dia encontrar a sua filha querida.
Atualmente a filha vive maritalmente com seu noivo á 9 anos e tem 4 filhos. Visto que nós Africanos temos a ousadia dos nossos rituais tradicionais que chamamos ”Alambamento, (Pedido),” isso impactou muito na procura, porque seu noivo não queria fazer os deveres sem antes acharem o pai biológico da sua futura esposa. Por esses motivos as procuras intensificaram por parte da filha tento o apoio indispensável do seu maravilhoso noivo.
Orações pós orações, a filha procurou contactar o comité Provincial de Malanje do partido Político UNITA e por intermédio de alguns colegas de trincheiras encontrados na peópeia cede partidária, graças a Deus ela recebeu boas notícias pela primeira vez que davam indicativos positivos de que seu pai está em vida e mora na Província do Huambo. No momento mais inesperado o sonho de conhecer seu pai estava se aproximando, após realização do funébre do Ministro Sombra, Dr. Raul Danda, a direição do Galo Negro daquela província, cantactou o comité provincial do Huambo, até que conseguiram os cantactos pessoais do ex-oficial Eliseu. Após ambos terem vividos 28 anos de dor, tristeza e tantos dissabores na vida, como resultados final, pai e filha conversaram pela primeira vez ao telefone no dia 17 de Junho de 2021, por volta das 17 horas e se reencontraram pessoalmente pela primeira vez aos 15 de Julho de 2021 na Porvíncia de Malanje.
Os momentos emocionantes de pai e filha foram extensivos por parte das duas famílias, trazendo felicidades uns aos ao outros, em seguida foi transformando os momentos tristes em alegria, das sequelas deixado pela guerra.
A filha entusiasmada afirmou que viví um autentico inferno, suportado grandes dores por não conhecer meu pai num periódo aproximadamente três décadas e terminou dizendo que nunca acreditei em ninguém sempre que recebia informações de que meu pai morreu na guerra, Deus operou nas minha orações e hoje sou a filha mais querida e feliz do universo.
“ A vida é a arte do encontro, embora haja tanto desencontro pela vida”. Hoje vivo feliz e prometo dar todo carinho e amor na minha filha amada, embora que as consequências da guerra até ao momento ainda deixaram me muitas dores por causa dos meus três irmãos que desapareceram. Acrescentou o ex-oficial Dr. Eliseu Fadário Kapitano.
O que tens a dizer???
Comments